Redes, mentiras e videotape

Redes, mentiras e videotape

Um boato pode levar entre 12 a 14 horas para ser desmentido. Considerando o timing das redes sociais, isto é uma eternidade.


 

 

“A mentira é algo profundamente humano.

Animais, como o camaleão, podem até se camuflar.

Mas só o homem pode mentir deliberadamente”.

Umberto Eco (Escritor e filósofo italiano, 1932-2016)

As redes sociais operam sobre dois pilares: usuários identificados e conteúdo. Pode-se afirmar que é o fluxo contínuo de conteúdo e seus decorrentes comentários, curtidas e compartilhamentos que mantêm as redes sociais vivas e pulsantes, o ecossistema virtual social em equilíbrio. Mas, ao contrário do que parece, este equilíbrio é delicado, porque o atual crescimento de notícias falsas, mentiras e boatos, estão operando de forma tóxica, contaminando as redes, promovendo descrédito, incertezas e o afastamento dos usuários.

Quem é mais rápido

Em agosto de 2015, por exemplo, uma notícia do Empire News a qual dizia que o terrorista da Maratona de Boston, Dzhokhar Tsarnaev, estava ferido na prisão recebeu mais de 240.000 curtidas, 43.000 compartilhamentos e 28.000 comentários em sua página no Facebook. A notícia, como foi comprovado, era pura invenção. Pesquisas recentes, entre elas da Universidade de Warwick na Inglaterra, demonstraram que existe uma tendência muito maior no espalhamento nas redes sociais de notícias falsas ou boatos do que notícias verdadeiras. Outro fator preocupante, também revelado em pesquisas, é que um boato pode levar entre 12 a 14 horas pra ser desmentido. Considerando o timing das redes sociais onde fatos tornam-se trending topics em segundos, isto é uma eternidade.

Verdade ou mentira

Ao que parece, temos uma tendência a pensar que um determinado conteúdo, simplesmente por estar em todo lugar e chegar até nós com milhares de curtidas e comentários, é verdadeiro. No impulso, compartilhamos. Ideal é criar o hábito de refletir, ao menos por alguns minutos, antes de espalhar na rede uma falsa notícia ou boato. Dois websites podem ajudar a verificar autenticidade de informações: o Boatos.org e o Snopes.com. No caso de personalidades, verificar seus canais oficiais é fundamental, antes de acreditar em fotomontagens ou faturas de cartão de crédito. Nas redes sociais, verdade ou mentira, é com você, ninguém mais.

Hashtags

#redessociais #socialmedia #mídiassociais #informação #conteúdo #verdade #boato #mentira #trendingtopics #tecnologia #computação #ciberespaço #virtual #Facebook #Twitter #WhatsApp #Messenger

Follow @rdmurer

About Ricardo Murer (Author)

Graduado em Ciências da Computação, mestre em Comunicação, atua no mercado digital há 28 anos. Atualmente é Head de Operações da Agnitio e Professor de Redes Sociais (MBA) na ESPM.

Leave A Comment

Style Switcher

Predefined Colors

"Tecnologia e Segurança" Infotec atendimento@infotecbr.com
Matriz: Tianguá - CE
Rua Madalena Nunes, 205

Skype: infotecltda

Fale conosco:
Enviar
%d blogueiros gostam disto: